JAHN e ADG divulgaram o projeto para o estádio da equipe Los Diablos Rojos de Mexico, localizado na Cidade do México. Com previsão para abrir suas portas em 2017, a arena com capacidade para 13 mil pessoas contará com uma cobertura monumental cuja estrutura lembra um tridente.
“Indicativa quando vista do céu, o projeto da cobertura é forte, translúcido, luminoso e dinâmico", comentou JAHN. "Composta de aço leve envolvido por um material têxtil, a cobertura se tornará um ícone para a grande Cidade do México."
Mais sobre o projeto do estádio, a seguir.
Dos arquitetos: Em contraste com a leveza da cobertura, a base é cerimonial e se inspira em muitos aspectos culturais. Projetada utilizando materiais locais do Vale do México e inspirada na era pré-hispânica, a praça tem como referência a arena usada em antigos jogos de bola e enfatiza a conexão entre a terra e o céu.
A procissão do térreo até o interior do Estádio dos Diablos alude à escalada de um antigo templo mesoamericano. Ao se aproximarem da grande entrada, os espectadores são confrontados com seis pirâmides revestidas com rochas vulcânicas.
O objetivo principal do Estádio dos Diablos é a visão de um grande espaço público, em que o espaço aberto é tão importante quanto o construído - uma característica importante da cultura mexicana.
A praça cívica é o ponto de entrada - localizada a norte, ela é vista como um grande portal urbano, onde a procissão para dentro do estádio começa. A praça pública se localiza na porção sul e foi projetada para ser acessível durante todo o ano.
O Estádio dos Diablos visa reduzir o consumo de energia, o desperdício e as emissões. O projeto tem como objetivo se tornar um edifício independente das redes de abastecimento; para isso utiliza sistemas passivos com integração HVAC mínima e sistemas de redução de água.
Gonzalez-Pulido comenta, “o Estádio dos Diablos é mais que um estádio, é a arena do México. Nosso desafio era tornar o estádio um centro social e cultural. Assim como o Estádio Azteca é o lar do futebol mexicano, lutamos para fazer do Estádio dos Diablos o lar do baseball mexicano."
A aliança estratégica entre Alonso de Garay e Francisco Gonzalez-Pulido proporciona um equilíbrio entre cultura mexicana e tecnologia avançada no projeto deste novo estádio.